terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caim


José Saramago
176 páginas


*Este post também faz parte do Desafio Literário de fevereiro.


Este é um livro que sempre me desafiou. A leitura de José Saramago não é fácil. Possui uma pontuação e uso de palavras que divergem do nosso costume. Este livro ficou muito tempo na prateleira, esperando para que pudesse ser lido por mim, que tinha medo de até tocá-lo, pelo fato de temer não conseguir ler. Demorei mas li. E adorei.

Sinopse: Neste romance, o vencedor do prêmio Nobel José Saramago reconta episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com deus e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação.
Crítica: O começo do livro fez crescer o maior dos meus medos. O estilo de escrita de Saramago. Fiquei totalmente perdido e não conseguia avançar na leitura. Estava em uma verdadeira batalha entre letras, pontos e vírgulas. Porém, conforme fui avançando a leitura, comecei a ser instigado e influenciado pela excelente narrativa. A história é formidável. Caim, adão e eva são perfeitamente retratados com toques de humor e ironia. Quando a história de Caim começa a ser contada, não há mais a possibilidade de se livrar do livro. A história de envolve, te prende e não há meios de se soltar.
O que achei mais interessante é o modo como Deus é tratado. Em toda história ele é tratado como um ser invejoso e vingativo, o que só faz crescer mais a beleza e o humor no livro de Saramago.
O final é genial. Um dos melhores desfechos de livro que já li, com a frequente ironia usada em todo o livro. Recomendo fortemente a leitura deste clássico!


Nota: 10 / Skoob: 5 estrelas

2 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro.
    Adoro o Saramago, mas é preciso se familiarizar com o estilo. Quando li "Ensaio sobre a Cegueira", ficava muito perdida, mas agora já consigo ler com muito mais facilidade.
    Gosto muito do seu blog. Queria te oferecer o selo Liebster Blog.
    http://vivendoentrelivros.blogspot.com/2012/02/meu-primeiro-selo.html

    ResponderExcluir
  2. Não é o meu tipo de livro. Mas ainda quero ler algo escrito por Saramago.

    ResponderExcluir