segunda-feira, 16 de julho de 2012

As Meninas

Lygia Fagundes Telles
304 páginas

* Esta resenha faz parte do Desafio Literário de Julho.

Sinopse: Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como 'As Meninas' , de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares. Três universitárias compartilham com algumas freiras um pensionato em São Paulo. Ana Clara gosta de um traficante e vive drogada. Lia briga contra o regime. Lorena, filhinha de papai, ajuda as outras duas com dinheiro. Lia se envolve com Miguel, que é preso e trocado por um diplomata. Sem ligar para a política ou as drogas, Lorena se apaixona por um médico casado e pai de cinco filhos. Um enorme espaço separa o universo das pensionistas e seus dramas das religiosas, que se apavoram com a liberdade das três moças.


Resenha: A escrita do livro é dificílima. Alguns trechos, especialmente de Ana Clara, a escrita é aquela 'vomitada'. Ou seja, a autora escreve sem qualquer nexo perceptível para quem vê pela primeira vez. Além disso, a vírgula é luxo neste momento, fazendo que seja uma escrita apenas enfeitada com os habituais pontos finais.
Porém, após muita batalha, adaptei-me ao estilo de Lygia neste romance. O enredo é formidável, com três personagens que marcam com perfeição a sociedade na época dos 'anos de chumbo'. Uma garota que descobre o recém popularizado mundo das drogas, uma comunista que luta pelos direitos do povo e uma garota que pensa apenas em se deleitar com os prazeres do mundo. Três personalidades que também podem ser encontradas nos dias atuais.
Li o livro com uma rapidez estonteante e confesso que já virei fã. Lygia, que já era uma das minhas autoras preferidas, entrou para o meu TOP 10 de escritores favoritos. 
Recomendo, e muito, a leitura deste romance. É simplesmente formidável e fascinante.

+ Abaixo, um trecho do filme 'As Meninas', adaptação do livro homônimo acima citado.


Nota: 10 / Skoob: 5 Estrelas

Um comentário:

  1. Belo relato do encontro entre você e a Lygia por intermédio dessa obra-prima.

    ResponderExcluir