segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Restaurante no Fim do Universo

Douglas Adams
240 páginas

* Esta resenha faz parte do Desafio Literário de Junho.

Sou Geek e, claro, adoro toda a obra e genialidade de Douglas Adams. 'O Restaurante no Fim do Universo' é o segundo livro da famosa 'trilogia de cinco livros' que Adams criou, começando pelo sensacional 'Guia do Mochileiro das Galáxias'. Abaixo você pode ler a resenha sobre este meu livro, que faz parte desta série que figura entre as minhas preferidas.

Sinopse: O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante no Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote quando tudo se acaba numa explosão fatal? A incrível continuação das aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem que eles farão uma viajem no tempo e que o desfecho será simplesmente incrível.

Douglas Adams
Resenha: Se compararmos este livro com o primeiro da série, percebe-se que o autor conseguiu manter o mesmo ritmo da história e deixar a história ainda mais engraçada. Marvin que, para mim, é o personagem mais engraçado da história, continua impagável com seus sofrimentos inexplicáveis, apesar de ter ficado meio de lado neste volume. Apareceu poucas vezes, o que me obrigou a não dar nota máxima para o 'Restaurante'. Uma pena.
Porém, os outros personagens tiveram a chace de se mostrarem mais para o público conhecer mais a personalidade de cada um. Principalmente de Zaphod Beeblebrox, personagem que não gosto muito. Prefiro bem mais Marvin, como já citado, Dent e Ford Perfect.
E além de mais cômico, o livro também traz mais indagações filosóficas, que virão a se tornar uma constante no restante da obra do autor.
A teoria de criação do planeta mostrou ser uma das partes de todos os livros da série com mais momentos de diversão e filosofia misturados. Realmente muito, muito interessante.
O final é extremamente instigante e deixa qualquer um com vontade de ler os próximos volumes da série para saber o que vai acontecer com cada um daqueles personagens diferentes e completamente malucos. Recomendo veementemente a leitura!

+ Abaixo, o trailer do filme baseado no primeiro volume da série: 'Guia do Mochileiro das Galáxias'. Não gostei do filme, mas se alguém quiser ter uma imagem mais real dos fatos que se desenrolam no filme, vale a pena ver.


Nota: 9 / Skoob: 4 Estrelas

2 comentários:

  1. Também sou apaixonadíssima pelo Marvin. Você leu a coleção inteira né?! Só eu não entendi para onde raios vão os golfinhos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marvin é mesmo fantástico!
      Li toda a coleção sim, e também fiquei pensando muito para onde foram os golfinhos,já que o Adams não deixou isso claro em nenhum volume.
      Mas acho que, provavelmente, um dia ainda iremos encontrar um novo planeta habitado só por golfinhos...

      Excluir