terça-feira, 20 de março de 2012

As Esganadas

As Esganadas 
Jô Soares
264 páginas

* Este post faz parte do Desafio Literário de Março.

Não sei, mas eu acho que comecei a ler este livro com um pouco de preconceito após a sofrível permanência na noite de autógrafos na Livraria Cultura com este escritor. Fiquei lá durante horas para, no final, mal receber um olhar do Jô. Por isso, afirmo que já comecei lendo este livro com um certo mal-humor. Mas vamos lá.

Sinopse: Um serial killer está a solta na cidade do Rio de Janeiro e matando somente mulheres obesas, com assassinatos cruéis e grotescos. Para resolver os crimes, um confuso detetive e um medroso ajudante irão ter que resolver o caso e defender as gordinhas do Rio no ano de 1930.

O escritor Jô Soares
Crítica: Gostei do aspecto em que o assassino é revelado logo nas primeiras páginas do romance. Até que durante a narrativa a sua psicologia é relativamente aprofundada e podemos imaginar o que se passa na mente do assassino com um nome que gostei muito: Caronte, o barqueiro do Reino dos Mortos. Os mocinhos, se assim pode-se dizer, deixaram um pouco a desejar. Não são detetives que nos prendem e não me  fez rir em muitas situações, que é uma das propostas do livro.
O trabalho de pesquisa é fantástico, como em todos os livros do Jô. O ambiente urbano de um Rio de Janeiro de 1930 é perfeitamente retratado. 
Agora, o enredo não me agradou. A forma como a história foi levada não me prendeu, sendo que ele poderia ter optado por algum outro estilo. Não sei, mas faltou alguma coisa para mim. Este não foi um daqueles livros que nos sentimos satisfeitos quando terminamos a leitura. Na minha opinião, o livro também não merecia estar a tanto tempo em uma lista de mais vendidos. Outros livros por aí merecem mais destaque e a literatura brasileira atual é mais do que o Jô nos proporciona. Vale a leitura, se não há nenhum outro livro em sua lista de leitura.

+ Abaixo, um vídeo do Jô lendo e falando um pouco sobre a sua obra 'As Esganadas'.


Nota: 7 / Skoob: 4 Estrelas

 

Um comentário:

  1. A maioria dos que leram reclamam do desenvolvimento dado à trama. Sinto-me desanimada para lê-lo. Bjs

    ResponderExcluir