sexta-feira, 9 de março de 2012

Eu, Alex Cross

Eu, Alex Cross

James Patterson
224 páginas

* Este post faz parte do Desafio Literário de Março.

Não sei o motivo, mas sempre tive um certo preconceito por esses autores novos de literatura policia, principalmente James Patterson e Harlan Coben. Até que certo dia, um grande amigo meu me disse que havia gostado muito dos livros de Coben, o que me fez ler alguns. Gostei muito. O passo seguinte seria ler alguma obra de Patterson. Então, atraído pela sinopse diferente do convencional, comprei o livro 'Eu, Alex Cross' e terminei com este meu bobo preconceito.

Sinopse: Certa noite, Alex Cross, o detetive mais famoso da safra de James Patterson, recebe a notícia de que sua sobrinha fora encontrada morta. Logo o detetive começa a investigar e descobre que ela estava envolvida com prostituição, e mais, não era a única vítima do ramo. Assim, Alex e sua namorada Brianna vão investigar e se envolver com criminosos da alta sociedade.

Alguns livros de James Patterson

Crítica: Após ler livros de Harlan Coben, James Patterson não me impressionou tanto. Apesar de possuir um enredo muito bem construído e estruturado, a psicologia de alguns personagens não fica clara. Outro ponto ruim, é que grande parte do mistério é revelado muito cedo. Faz com que desanimemos, apesar de todo o livro ter momentos de ação.
Um grande ponto positivo é que não é cansativo. Ao contrário da maioria dos policiais que sempre possuem um trecho de apresentação que é um marasmo chato e que tenta, com todas forças, fazer você desistir do livro, isso não acontece aqui. A história evolui rapidamente, sem deixar buracos. 
O final também causa um certo desapontamento. Primitivo, típico e incerto. Não faz jus ao renome de grande escritor policial que é e que realmente mostra ser em outros livros seus que li posteriormente.
Recomendo para quem quiser ler algum policial qualquer, mas não para quem quiser algum um pouco mais elaborado. Recomendo veementemente outros livros do autor. Recomendo esse para queles que quiserem ler algo para passar o tempo, sem ser um grande thriller. 

+ Abaixo, uma entrevista do autor falando sobre o livro, no programa Today Show.


Nota: 6 / Skoob: 3 Estrelas

2 comentários:

  1. Sim, é do tipo leitura de poltrona. Um bom passatempo. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nenhum livro do Patterson nem do Coben. Sei lá... acho estranho tantos livros lançados de uma vez. Mas pretendo ler um dia, só para poder falar de algo que conheço.
    Até!

    ResponderExcluir