quinta-feira, 8 de março de 2012

E Não Sobrou Nenhum...


Agatha Christie
397 páginas

* Este post faz parte do Desafio Literário de Março

Este livro é considerado um dos melhores trabalhos da escritora Agatha Christie, mestre da literatura policial, somente atrás do último livro da escritora, chamado 'Cai o Pano'. Comecei a ler este livro totalmente ansioso. Sabia que estava com uma ótima obra nas mãos, mas com medo que me decepcionasse. Mas isto não aconteceu e se tornou um dos meus livros favoritos.

Sinopse: Dez pessoas são convidadas a comparecer na misteriosa Ilha do Soldado. Logo no primeiro momento de convívio do grupo, uma misteriosa voz anucia crimes que cada um deles cometeu. A partir daí, mortes misteriosas começam a acontecer seguindo, macabramente, um poema. Mas, e agora? Qual dos dez é o assassino?

O nome original da obra, que foi acusado de racismo.

Crítica: O livro é envolvente. Logo nas primeiras páginas, o poema dos 'Dez Soldados' é revelado e é anunciado como cada um deles irá morrer, o que já nos deixa curiosos para ver a sequência de mortes. É claro que o começo é meio confuso. Apresentação de personagens normalmente é assim, mas isso logo é rompido. Quando estão indo para a ilha, já começamos a desconfiar quem é o assassino e que crimes irão ocorrer.
Quando as mortes iniciam, não há meios de se desgrudar do livro. Ele te prende e você fica sem saídas. Eu, por exemplo, comecei a lê-lo de madrugada, sendo que no dia seguinte tinha aula. Não parei. Terminei quando era para estar acordando. Mas não me arrependo. O final é sensacional. Diferente dos desfechos normais. Faço altas recomendações para você que quer ler um bom livro! 

*Curiosidade: Este livro de Agatha Christie já virou filme. Não sei se existem outras adaptações, mas a que assisti é uma de 1945. Tem um enredo parecido com o do livro, apenas com algumas pequenas modificãções. O elenco é muito bom e convence. Além disso, o filme é em preto e branco. o que dá um ar mais nostálgico. Vale a pena assistir. Abaixo, o trailer do filme.

Nota: 10 / Skoob: 5 estrelas


6 comentários:

  1. Não é de 65, é de 45... Até porque os filmes coloridos já existiam em 1960, em 45 não

    Adorei o livro também, e, como tu, li em uma madrugada hahaha
    Não dava pra largar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por avisar! É que na minha pesquisa, confundi o filme que assisti, esse de 45, com outra adaptação, de 65. Já arrumei!!

      Excluir
  2. O melhor de Agatha (junto com expresso do oriente, crimes do ABC, Assassinato de Roger Acrkroyd e o já citado Cai o Pano).

    ResponderExcluir
  3. Achei legal o livro. já li antes do desafio. Mas acho que autora roubou dizendo que um personagem estava morto quando não estava heheheheh. Boa resenha e não conhecia a adaptação, vou dá uma assistida :D

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse livro. Foi o primeiro dela que li há muitos anos e me apaixonei pela maneira inteligente e inacreditável que o livro. Até hoje é o meu predileto dela

    ResponderExcluir
  5. É o meu favorito também. Daqueles livros que nos mantêm preso à narrativa até a última página. Boa escolha!

    ResponderExcluir