quarta-feira, 2 de maio de 2012

1922 - A Semana Que Não Terminou

Marcos Augusto Gonçalves
340 páginas

* Este post faz parte do Desafio Literário de Maio.


Sempre tive um grande interesse por literatura. Quando, no ano passado, comecei a aprender sobre a 'Semana de Arte Moderna', ocorrida em 1922, minha paixão por este assunto aumentou muito. Achei muito interessante as peculiaridades ocorridas nestes dias no Teatro Municipal e isso me levou a procurar mais informações acerca do tema. Logo que foi lançado o livro do jornalista Marcos Augusto Gonçalves fui direto pra livraria e o li em dois dias, e alguns dias depois fui à Livraria Cultura para conseguir um autógrafo do autor, que se mostrou surpreso por eu já ter lido o livro tão rapidamente e por me interessar por um assunto tão pouco popular.

Sinopse: Numa narrativa que procura mesclar linguagem jornalística com relato histórico, Marcos Augusto Gonçalves dá vida aos personagens e descreve as jornadas que animaram o Teatro Municipal nos dias 13, 15 e 17 de Fevereiro de 1922, durante o festival que ficou conhecido como 'Semana de Arte Moderna', tornando esta passagem da literatura, um verdadeiro romance.

Marcos Augusto Gonçalves
Crítica: O livro é muito bom. Todos os fatos que aconteceram antes, durante e depois da Semana são tratados de forma clara e sem obscuridade. Destas três partes, a que mais me agradou, surpreendentemente foi o que houve antes e levou ao acontecimento da Semana. Como era a vida de Oswald, Mario e Anita são tratadas de forma tão clara que os personagens desta Semana praticamente se materializam na frente de você.
Outro fator que me agradou, foi o fato de que o autor transformou fatos brutos de nossa literatura em uma verdadeira história, parecendo até, em certos momentos, uma ficção. Uma mistura de texto jornalístico, biografia e romanceação em doses impecáveis.
O bom número de imagens também torna a elucidação dos fatos ocorridos no período mais claros. A única coisa, para mim, que faltou foi as poucas páginas dedicadas à briga dos amigos Mario de Andrade e Oswald de Andrade.
Enfim, vale muito a pena ler o livro. Mesmo quem não se interessa tanto pelo assunto, este pode ser um instrumento que faça com que os seus preconceitos perante à literatura sejam quebrados. Vale a pena a leitura!


+ Abaixo, um book trailer do livro.


Nota: 9 / Skoob: 5 Estrelas

2 comentários:

  1. Assuntos sobre "A Semana de Arte Moderna" e os modernistas sempre me cativaram. Foi um período bem importante para a arte e a literatura no Brasil. Excelente escolha!
    ANa
    http://organizando-o-caos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa temática também desperta o meu interessante. Vou tratar de ler o livro em questão.

    ResponderExcluir