quarta-feira, 30 de maio de 2012

Desde Que o Samba é Samba

Desde Que o Samba é Samba
Paulo Lins
336 páginas

* Esta resenha faz parte do Desafio Literário de Maio.

Sou sambista e qundo vi este livro fiquei desesperado para comprá-lo e ler a obra de Paulo Lins, autor do aclamado livro que virou filme posteriormente 'Cidade de Deus'. Quando li a sinopse então, que você pode ler logo abaixo, vi que era necessário adquirir mais esta obra da literatura brasileira.

Sinopse: Em seu estilo inconfundível, que tanto agradou aos fãs em 'Cidade de Deus', Paulo Lins resgata, agora, momentos da formação cultural brasileira, através do samba, da Umbanda e no modo de vida no Rio de 1928 a 1931. Para isso, o autor conta a história de diversos personagens da formação do primeiro Bloco de Carnaval, da escola de samba Deixa Falar.

Paulo Lins, autor de 'Cidade de Deus'

Resenha: O começo do livro até que agrada. É um início bem devagar, mas as fortes características dos personagens e, principalmente, do ambiente agrada. A pesquisa feita por Paulo Lins mostra ter sido muito extensa e com uma perfeição exemplar, devido aos traços bem delineados ao longo de toda a narrativa.
Porém, o livro não engata. Apesar de ter retratado cenas com Ismael Silva e Tia Ciata com uma genialidade característica do primeiro e único romance de Lins, o enredo não mostra ao que veio. Esperei muito que outros personagens sambistas reais aparecessem, mas isso não aconteceu. É perceptível que Lins teve a ideia de criar um belo romance baseado em fatos completamente reais
porém, a distância desta ideia ao produto final, o livro, é muito grande.
É, não deu certo. Decepcionou. Agora fica a dúvida: será que Paulo Lins deu sorte com 'Cidade de Deus' ou este livro que não foi bem escrito mesmo?
Só vai ser possível descobrir mesmo no próximo livro de Paulo Lins.

+ Abaixo, uma entrevista de Paulo Lins comentando este seu novo livro.


Nota: 5 / Skoob: 3 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário