quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quinze Dias Em Setembro

Quinze dias em Setembro
Ryoki Inoue
480 páginas

* Este livro faz parte do Desafio Literário de Maio.

Quando comprei este livro, confesso que achava que o escritor não era brasileiro. Pelo nome ser um tanto diferente e pelo assunto, que é frequentemente tratado pelos norte-americanos. Me surpreendi quando descobri que o escritor é brasileiro, e fiquei feliz pelo resultado final, que você confere abaixo.

Sinopse: O que pode acontecer em quinze dias? Em geral, muito pouco. Mas, e se o mês for setembro do ano de 2001? Aí sua vida - ou melhor - toda a história, pode ficar marcada para sempre. Fefê é um playboy paulistano. Donovan e Steinberg são investigadores do FBI. Amina é médica. Samira sonha em ser modelo. Matthew e Nathalie são jornalistas. Hafez, Mohamed e Ibrahim são religiosos extremistas. O que todos têm em comum? Suas vidas se encontram por causa de um único evento: o atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.

Ryoki Inoue
Resenha: Não gostei do início do livro. Nele, fatos que só ocorreriam depois de muitas páginas, já foram postos em suas dez primeiras folhas. Perdeu uma certa emoção que poderia vir bem depois. Porém, logo depois deste prefácio estraga prazeres, o livro mostra que tem um ritmo emocionante. Personagens com psicologias definidas, logo se percebe quais irão ser os papéis de cada um no ataque terrorista. Por outro lado, nenhum deles me cativou.
Algumas outras coisas também me desagradaram. Primeiro: todos os personagens são lindos e maravilhosos, sendo que todas as mulheres, principalmente, são tratadas como obras esculturais. Poderia ser diferente. Outra coisa, foi o grande número de diálogos pobres e sem graça em momentos inoportunos. 
Porém, mesmo com todos os contras, o livro mostra-se ser muito bom. Tem uma história bem relacionada com o atentado e o final foi bom o suficiente para terminar a leitura e querer ler mais um livro deste escritor brasileiro.

+ Ryoki Inoue é um recordista. Tem quase 1100 livros publicados! Esta no Guiness Book como o escritor mais produtivo do mundo. Abaixo, um vídeo que mostra uma entrevista com Ryoki na Bienal do Livro em 2011.


Nota: 6 / Skoob: 3 Estrelas


Um comentário:

  1. Diferente. Um brasileiro escrevendo sobre um evento americano, e ao mesmo tempo um livro bom e ruim.
    Engraçado como esse fato já faz parte da história, não é mesmo?
    Mesmo assim me deu aquela pontinha de curiosidade para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir