quarta-feira, 16 de maio de 2012

Não És Tu, Brasil


Marcelo Rubens Paiva
312 páginas

*Este post faz parte do Desafio Literário de Maio.

Adoro todo e qualquer livro de Marcelo Rubens Paiva. Seja ele escrevendo romances, crônicas, poesias. Para mim, tudo o que ele escreve é bom. Quando um amigo meu me disse desse livro, não sabia que era do Paiva. Ele apenas falou que era um livro excelente e valia a pena ler. Quando, finalmente, ele me emprestou e li o nome de Paiva na capa, fiquei surpreso. Não conhecia este título e confesso que fiquei desesperado pra ler. E o resultado foi positivo, e mais um livro do Paiva entrou na minha lista de favoritos.

Sinopse: Fundindo elementos históricos à ficção, Paiva recria o cerco aos guerrilheiros da VPR -  Vanguarda Popular Revolucionária, organização comandada pleo ex-capitão Carlos Lamarca, no vale do Ribeira, em 1970. O episódio, conhecido como Guerrilha do Vale do Ribeira, impôs uma surpreendente derrota aos mais de 1500 homens das forças armadas que perseguiam cinco revolucionários.

Marcelo Rubens Paiva
Resenha: O livro, é claro, é muito bom. O enredo é fantástico. Cinco revolucionários, aparentemente mal preparados e em clara desvantagem contra mais de 1500 homens, vencem. Esta é a história de partida de 'Não És Tu, Brasil'. Paiva, a partir disso, constrói uma fantástica narrativa misturando elementos de sua fantástica imaginação. Os personagens são cativantes e em certa parte da obra, comecei a torcer muito por eles.
Além disso, o livro trata de uma passagem obscura da história e que é quase nunca contada. Afinal, alguém já ouviu falar desses cinco guerrilheiros derrotando, em plena Ditadura Militar, centenas de homens? Eu, pelo menos, nunca ouvi nada a respeito. 
Vale MUITO a pena ler este livro de Paiva. Não sei se é um pouco de exagero meu, pela minha admiração por ele, mas digo que o livro é muito bom mesmo. Para quem nunca leu um livro dele, a leitura pode ser um pouco confusa no começo mas depois se acostuma. Leia. E descubra um pouco mais da história deste país que ainda tem muita coisa a mostrar.

* Abaixo, uma interessantíssima entrevista com Marcelo Rubens Paiva, contando o Ponto de Virada em sua vida.


Nota: 10 / Skoob: 5 Estrelas


Nenhum comentário:

Postar um comentário