quarta-feira, 2 de maio de 2012

O Cemitério de Praga

Umberto Eco
480 páginas

* Este post faz parte do Desafio Literário de Maio.

Gosto muito mesmo de Umberto Eco. 'O Nome da Rosa', seu maior sucesso, me fascinou e fez com que virasse um grande fã deste escritor. Mas nem sempre os escritores escrevem ótimos livros, mesmo que seja um Umberto Eco. O 'Cemitério de Praga' me decepcionou, como você vê abaixo.

Sinopse: Durante o século XIX, encontramos uma satanista histérica, um abade que morre duas vezes, alguns cadáveres em um esgoto parisiense, um garibaldino que se chamava Ippolito Nievo, desaparecido no mar, o aumento gradual da falsificação conhecida como 'Os Protocolos dos Sábios de Sião', jesuítas que tramam contra maçons e muitas outras inserções históricas que fazem desta trama mais uma grande obra de Umberto Eco.

Umberto Eco

Crítica: É perceptível que Umberto realizou ma intensa pesquisa histórica para poder retratar com sua costumeira perfeição, as pessoas e os ambientes da época em que se passam a história. O mais interessante do livro, com certeza, são os fatos históricos por onde a história passa. A origem do mito do 'Protocolo dos Sábios de Sião', Revolução Italiana e as Revoluções que transformaram a Europa são alguns dos fatos vividos por Simonini, o que deixa o livro como uma boa introdução nestes assuntos para quem, obviamente, nunca se aprofundou.
O que me deixou um pouco desanimado foi a falta descrição em alguns pontos e que mereciam uma atenção maior. Mas, o que mais me incomodou, foi o excesso de informações. Ao contrário de 'O Nome da Rosa', que tinha uma história central, 'O Cemitério de Praga' é uma miscelânea de fatos, sobrepostos uns aos outros através do personagem principal. Poderia ter sido feito de outra forma.

+ Abaixo, o trailer do filme 'O Nome da Rosa', baseado no romance de Umberto Eco.


Nota: 6 / Skoob: 3 Estrelas


2 comentários:

  1. Ahh mas que pena. Não posso dar minha opinião pois ainda não li o livro. Mas gosto tanto do Umberto Eco que não quero me decepcionar...
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Também gosto das obras de Umberto Eco, especialmente, de O nome da Rosa. Enfim, das duas resenhas feitas até agora para o DL, houve opiniões diferentes. Vou coletar mais dados para decidir se o lerei.

    ResponderExcluir